Tecnologia de módulos agrofotovoltaicos está entre principais vetores para viabilizar essa integração entre agricultura e energia solar

Tecnologia de módulos agrofotovoltaicos está entre principais vetores para viabilizar essa integração entre agricultura e energia solar

Image

Tema foi ressaltado durante Fórum GD Nordeste que aconteceu em agosto em Recife

Durante o Fórum GD Nordeste, um evento que já está sendo reconhecido como a “Maratona do Conhecimento” no setor de energia solar, o especialista Renato Machado, da AESolar, trouxe ao palco um tema inovador e importante: a aplicação de tecnologias na geração de energia solar voltada para o agronegócio, com foco nas atividades agrofotovoltaicas.

As atividades agrofotovoltaicas, conceito nascido na Alemanha na década de 1990, visam o uso duplo da terra, permitindo a produção de energia solar e a atividade agrícola na mesma área. Esse modelo de uso eficiente do solo surgiu em resposta à competição por terrenos disponíveis para a instalação de projetos de energia solar, que começou a elevar significativamente o valor da terra, segundo Machado.

Com uma vasta experiência em modelagem financeira de projetos, o especialista destacou que a tecnologia é um dos principais vetores para viabilizar essa integração entre agricultura e energia solar. Segundo ele, muitas empresas tem se dedicado a aprimorar seus módulos fotovoltaicos para atender a essa demanda crescente, especialmente no contexto de usinas solares instaladas em áreas agrícolas, como a AESolar.

Entre as inovações apresentadas pela empresa, segundo Machado, por exemplo, está o módulo Terra, retrabalhado especificamente para as atividades agrofotovoltaicas. Esse módulo bifacial, com alta resistência a cargas mecânicas e tolerância ao sombreamento parcial, é projetado para maximizar a eficiência energética mesmo em condições adversas, como em áreas com sombra parcial. Machado enfatizou que, embora o Brasil não enfrente a mesma escassez de terras que países como a Alemanha, a competição por áreas para projetos de energia solar está crescendo, tornando essencial a otimização do uso do solo.

Machado finalizou sua apresentação destacando que a inovação contínua é essencial para o futuro da energia solar, especialmente no que se refere à integração com a agricultura, oferecendo novas oportunidades de negócio e maior rentabilidade para os empreendimentos do setor. A palestra completa do especialista pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ZIhUVXmdYWA.

Compartilhe esta noticia: